quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ESCULTURAS DE PLÁSTICO RECICLADO




Se realmente é verdade que a arte imita a vida, nestes tempos de aquecimento global, nada mais natural do que este tema ser também retratado em esculturas. Estas, da artista Japonesa Sayaka Kajita Ganz, são de extremo bom gosto.

Sua formação é de Bacharelado em Belas Artes, com Mestrado em Belas Artes em 3D e especialização em Esculturas. Nascida no Japão, ela vive e trabalha em Fort Wayne, em Indiana, nos Estados Unidos.

Suas peças possuem uma estrutura interna em aço, pintada na cor do plástico que constitui cada escultura. As cores são variadas, mas sempre incluem peças transparentes. Os objetos são recolhidos em brechós, depósitos de resíduos e outros.

Um olhar à distância revela a forma do animal retratado, mas a proximidade mostra colheres, facas, garfos, brinquedos e diversas outras sobras usadas pela artista.

A escultora Sayaka Ganz diz: "Eu só seleciono os objetos que foram usados e descartados. A história humana por trás destes objetos dá-lhes vida em meus olhos. Meu objetivo é que cada objeto transcenda suas origens, por serem integrados em uma forma animal, que parece viva."

As peças recicladas estão em evidência constante e a artista já ganhou diversos prêmios por sua obra. Uma das maiores vantagens é a tomada de consciência ambiental e a reflexão acerca do papel que cada um de nós tem em relação à sustentabilidade.

Um comentário:

  1. oi! adorei estas esculturas,
    será q n tm como axar 1 passo a passo?
    só q mostrando como fazer c/ outro tipo de material

    ResponderExcluir

Seguidores