sábado, 31 de março de 2012

Nunca diga Mao: a arte censurada dos artistas chineses Gao Brothers

Os Gao Brothers são uma dupla de artistas que trabalha em Pequin.
Os irmãos Gao Zhen e Gao Qiang são muito ativos em instalações de arte, performances, obras fotográficas e testos teóricos da metade dos anos 1980. Seus trabalhos estão na vanguarda da arte chinesa.


"Sense of Space", Gao Brothers

O sucesso da dupla, no entanto, vem seguido de uma luta contra a censura no país.
Em 1989, durante uma exposição na China National Art Gallery, a primeira mostra a pós a morte de Mao, o público chinês veria, pela primeira vez, nus – até então considerados absurdos, humilhantes e símbolo de pobreza.


Os artistas Gao Brothers

Os Gao fizeram sua estreia com Mas Media ou Infationism, uma instalação inflável que representa o órgão sexual de um hermafrodita e que confrontava, de uma maneira bastante chocante o espectador com o milenar tabu chinês.



"Arrastando prostituta", de Gao Brothers
E assim começou a longa historia dos Gao Brothers com as autoridades chinesas.
Nos últimos anos várias de suas obras foram censuradas e retiradas de circulação.
Recentemente, a obra Miss Mao tem sido exposta fora das fronteiras da China, já que o regime chinês não apreciou muito as provocações dos irmãos.

"Miss Mao", de Gao Brothers

Miss Mao é uma escultura produzida em várias cores que representava um meio busto gigante do líder Mao Zedong, em versão feminina, com seio nu e nariz longo.
O título no idioma original “Mao xiao jie” traz, ainda, uma ambiguidade entre “senhorita” e “prostituta”.


"TV", de Gao Brothers

Além disso, o fato de que tenham como tema recorrente a homossexualidade, ainda tabu em terras chinesas, acaba por revelar o contexto da produção artística chinesa que ainda sofre com as censuras de um governo pouco disponível a discussões.

           "Twenty People Paid to Hug No. 2", Gao Brothers

Certamente, o trabalho artístico dos Gao Brothers tem se constituído em uma das experiências mais interessantes da arte contemporânea chinesa

A execução de Cristo, de Gao Brothers






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores