Andrew Browne é um artista australiano que trabalha principalmente na pintura, mas também na gravura e mídias fotográficas, incluindo as formas mais tradicionais, como fotogravura, talhe doce e litografia digital.
Desde o final da década de 1980, ele investigou os ambientes naturais e artificiais - com um particular interesse em representar os fenômenos que lida com a iluminação e a poética do noturno e do cotidiano, que evocam o sobrenatural e o surreal.
O trabalho às vezes trilhar uma linha tênue entre o realismo e a abstração, tendo em conta as lições formais do modernismo, e muitas vezes procura destacar o artificial dentro do mundo natural.
Enquanto suas fotografias geralmente lidar com uma resposta intuitiva e direta aos dois fenômenos artificiais e naturais na paisagem, as pinturas e gravuras emergir de uma série mais complexa de relações que englobam a fotografia, os parâmetros históricos da pintura de paisagem e história da arte , questões em andamento que tratam de mudança tecnológica e social e nossa, às vezes ambíguas, confusa e contraditória lugar dentro do nosso ambiente em constante evolução.
Seus trabalhos têm sido descrito como romântico, fresco, misterioso e espectral em qualidade, estranha, icônico e emblemático, estranho e envolvente. Eles foram identificados como paisagens essencialmente psíquicos de apreensão, mas também de dar a impressão de realismo durante o uso, ostensivamente, a linguagem de abstração.
No passado, ele se referiu a um "interesse na criação de um espaço interpretativo e introspectivo através de um compromisso com a vivência da paisagem contemporânea"
".... Cada vez mais, porém, eu estou preocupado com o impacto direto psicológico de imagens particulares, tanto nas pinturas - que se tornaram mais estilizado e sugestivo, antropomórfico e surreal - e na gravura e em particular as fotografias, onde a clareza, foco nítido e o descritivo foram descartados em favor de uma paleta redutora, suprimiu detalhes e forma borrada ".
Andrew Browne teve inúmeras exposições individuais, tanto negociante e galerias públicas ao longo das últimas três décadas e também tem participado em muitas exposições colectivas em museus e galerias de arte públicas.
As suas obras estão representadas em significativas universidades em toda a Austrália e coleções corporativas, bem como coleções galeria pública, incluindo a Galeria Nacional de Victoria, o Museu de Arte Contemporânea de Sydney, Monash Gallery of Art, Tarrawarra Museum of Art, Bendigo Art Gallery, Gippsland Galeria de Arte e uma série de outras galerias regionais durante todo Austrália.
Em 2009, o Museu Britânico, em Londres adquiriu o conjunto de fotogravuras fotopolímero "Sete Aparições", como parte de sua coleção de impressões australianos e obras em papel.
1960 Nascido em Melbourne, Australia
1978-1982 Bacharelado em Educação Arte e Artesanato,
Melbourne College of Advanced Education
Co-Diretor de Gotham City Gallery, Melbourne 1981-1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário