quarta-feira, 23 de março de 2011

SAFO




A mais antiga autora erótica que se conhece é a poetisa grega Safo, que viveu no século VII a C., em Mitilene, a principal cidade da ilha de Lesbos.
Em Lesbos, Safo dirigia uma escola de poesia para mulheres.Os seus poemas são considerados um dos momentos culminantes da lírica grega, e o jurista Sólon dizia que "queria aprender um poema de Safo e depois morrer".

Na Grécia, Safo foi também chamada a Poetisa, a Décima Musa e a Abelha da Piéria. Escreveu nove livros, mas só chegaram até nós partes de duas odes e cerca de 175 fragmentos de outros poemas.
No ano de 1073, transcrições dos seus poemas foram destruídos em Roma e Constantinopla pela Igreja Católica, por serem considerados imorais.

"Há quem afirme serem nove as musas. Que erro!
Pois não vêem que Safo de Lesbos é a décima?
— Platão


CONTEMPLO COMO IGUAL DOS PRÓPRIOS DEUSES




Contemplo como o igual dos próprios deuses
esse homem que sentado à tua frente
escuta assim de perto quando falas
com tal doçura,
e ris cheia de graça. Mal te vejo
o coração se agita no meu peito,
do fundo da garganta já não sai
a minha voz,
a língua como que se parte, corre
um tênue fogo sob a minha pele,
os olhos deixam de enxergar, os meus
ouvidos zumbem,
e banho-me de suor, e tremo toda,
e logo fico verde como as ervas,
e pouco falta para que eu não morra
ou enlouqueça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores