Albinos, de Gustavo Lacerda
Em anos recentes, boa parte da melhor produção fotográfica brasileira veio de profissionais de reputação consolidada em áreas específicas do metiê, que se entregaram a projetos autorais.
É o caso do fotógrafo mineiro Gustavo Lacerda, radicado em São Paulo e estabilizado na fotografia publicitária.
O seu ensaio Albinos, iniciado em 2009, é um dos trabalhos mais arrebatadores da atualidade.
Sem a preocupação da fotografia documental, Gustavo escolheu com sucesso explorar a beleza, a delicadeza e a suavidade nas imagens de Albinos.
“Quando experimentei o caminho dos tons pastéis, ‘lavados’ e sutis, comecei a vislumbrar a força que o trabalho poderia ter.
E é interessante que acabei indo por um caminho que traz imagens impactantes”, diz Gustavo.
O tema enseja reflexões sobre padrões de beleza, preconceito ou discriminação. Porém, a força de Albinos reside nas imagens e não no discurso.
“O objetivo do projeto era retratar o ‘diferente’.
Queria destacar a beleza singular dos albinos.
Embora aprecie a fotografia documental, não queria que o trabalho tivesse um viés de crítica social.”
Albinos já faz parte da história da fotografia brasileira. Em 2010, entrou na coleções Pirelli/Masp e Porto Seguro de Fotografia.
Gustavo continua o seu ensaio e brindou o Sobre Imagens com algumas imagens inéditas realizadas este ano, como a foto 5 das gêmeas Mariana e Helena.
Pelo seu envolvimento, o fotógrafo construiu uma relação de troca com os seus personagens e, naturalmente, já é procurado por outros albinos.
“Adoraria, por exemplo, continuar registrando o crescimento dos irmãos pré- adolescentes Ítalo e Renan, além de vários outros albinos que se tornaram tão próximos nos últimos anos”, diz Gustavo.
Alexandre Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário