Os calçados do designer francês Christian Louboutin são um dos mais desejados do mundo e são a maior sensação no pé de celebridades famosas de Hollywood como Angelina Jolie, Mariah Carey, Nikole Kidman, Sarah Jessica Parker e Katie Holmes, além de desfilar por passarelas nacionais e internacionais do mundo fashion.
Louboutin é o queridinho das famosas.
Mas não foi assim que começou a carreira.
Descobriu num museu de arte africana um desenho
Em casa, foi criado por sua mãe e três irmãs - e credita
ao ambiente feminino sua inspiração.
Aos 15 anos, ele já conhecia a noite parisiense, as salas de música e teatro da cidade e, vidrado por esse universo sensual, decidiu criar sapatos para vender às dançarinas.
Ficou um tempo longe da paixão pelos sapatos, quando virou paisagista e colaborador da Vogue.
Mas logo encontrou uma boutique na Galeria Vero-Dodat, próxima ao Louvre e, com outros dois amigos, criou o negócio, no início da década de 1990.
Quatro meses após a inauguração da boutique,
uma jornalista americana da W Magazine estava em Paris para descobrir novos endereços "trend" na cidade.
Foi quando ela ouviu uma animada conversa de duas mulheres sobre os sapatos da boutique de Christian Louboutin; uma delas era a Princesa Caroline de Mônaco.
A matéria foi publicada, o negócio decolou e o resto é história.
O estilo inimitável dos sapatos de Louboutin,
seus saltos com joias e seu design sexy e despretensioso agradam a mulher feminina e vaidosa.
Além do solado, as linhas clean e o acabamento perfeito perpetuam a tradição do sapato de luxo,
criado para evocar a beleza de uma época.
Seus sapatos começaram a virar hit quando apareceram no seriado Sex and the City.
Christian Loubotin lançou sua linha de sofisticados calçados femininos – em especial os clássicos scarpins – na Franca em 1991.
Desde 1992, seus calçados incorporam as solas vermelhas e brilhantes, que se tornaram sua assinatura.
Em 2007, o designer entrou até com um pedido de patente nos Estados Unidos para sua sola vermelha, que, segundo ele, dao ao seus calçados mais vivacidade.
A marca Louboutin ajudou a trazer o salto agulha de volta à moda nos anos 90 e 2000, criando dúzias de sapatos com saltos de 12 cm ou mais, chegando até vertiginosos 16 cm.
O objetivo do designer é “fazer a mulher ficar sexy, linda, fazer suas pernas parecerem o mais longas possíveis”.
Os calçados de Loubotin já firmaram sua tradição em centros de moda famosos e renomados como Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, Jacarta, Hong Kong, Cingapura e Moscou e, para quem não sabe, podem também ser encontrados no Brasil.
Em 2009, Louboutin inaugurou no Shopping Iguatemi em São Paulo-SP a 17ª boutique que leva seu nome e traz ao público feminino endinheirado criações exclusivas de sapatos que fazem o maior sucesso por onde passam.
Cada par em sua loja deslumbrante e super luxuosa no Iguatemi não sai por menos do que 3 mil reais.
Christian busca inspiração também em viagens pelos continentes e tem uma fascinação particular pelo Oriente. Enquanto viaja, se diverte garimpando objetos de decoração coloridos para suas boutiques.
Seus sapatos são fabricados na Itália e criados no atelier do designer, em Paris, mas a inspiração permanente ainda vem daquela imagem dos anos 50, naquele museu de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário