O designer Michael Jantzen é autor de diversas propostas no âmbito da arquitetura publicadas em revistas internacionais da especialidade.
Todas têm em comum formas arrojadas, dificilmente classificáveis em algum estilo ou corrente, e uma grande preocupação com as questões ambientais.
Um dos seus mais recentes trabalhos consiste num edifício experimental a que chamou de
Wind Shaped Pavilion.
O Pavilhão Wind Shaped é uma proposta de projeto para uma grande estrutura de tecido que pode ser usado como um pavilhão público ou privado.
Como uma estrutura de tecido leve, o vento gira lentamente e de forma aleatória a cada um dos seis segmentos em torno de uma estrutura de suporte central aberta.
Isso altera continuamente a forma do pavilhão, enquanto ao mesmo tempo gerando energia elétrica para sua iluminação noturna.
A forma da estrutura começa como uma forma relativamente simétrica.
Então o vento começa a alterar esta forma aleatória, com apenas uma chance remota de poder regressar à sua simetria original.
Se a escala da estrutura e os materiais foram a mudança, ela pode se tornar um complexo de apartamentos e, ou algum outro edifício comercial.
Neste caso, os ocupantes poderá assumir o controle e rodar os segmentos para se adaptarem à mudança desejos ou necessidades,
tais como condições meteorológicas, as melhores exibições, etc...
Wind Shade Roof
Este é um estudo conceitual para a construção de coberturas de grandes dimensões que são revestidas com turbinas eólicas.
A sombra do vento nas turbinas no espaço abaixo ao mesmo tempo em que gira, geram eletricidade para pôr em movimento o que estiver sob o teto ou qualquer coisa e em torno dela.
Este telhado particular é mostrado cobrindo uma grande piscina em um ambiente de deserto.
Seria para fornecer energia para iluminação noturna, manutenção da piscina, bombeamento de água, etc.
Em geral, representa mais um de uma série dos projetos ao longo dos anos que têm procurado criar estruturas que (como um resultado do seu projeto original) gerar sua própria energia diretamente do ambiente em que elas são construídas.
Tunnel Footbridge
O Túnel de Vento Foot Bridge
É uma cobertura para a nova ponte do século XI,
uma proposta de projeto para um novo tipo de passarela feita de aço e alumínio ativada pelo sopro do vento.
Quando o vento sopra, as cinco rodas de turbinas eólicas giram em diferentes velocidades em torno das pessoas que estão caminhando para chegar ao outro lado.
Três das cinco rodas giram em uma direção, enquanto outras duas na direção oposta.
Como o vento conduz as rodas para girarem em direções diferentes e em velocidades diferentes, eles podem produzir diferentes sons eletrônicos correspondentes.
O túnel de vento da passarela foi projetado para ser construído em diversos tipos de locais públicos como uma atração arquitetônica.
As rodas também produzem e armazenam energia elétrica muito semelhante a um moinho de vento.
Homestead House
O projeto conceitual do arquiteto Michael Jantzen, intitulado Homestead House, são edifícios de aço que negligenciam a lei desses espaços de serem feios e inabitáveis.
Onipresentes na paisagem rural por serem funcionais para agricultura e indústria, são transformados em um protótipo moderno e minimalista.
Soluçõa alternativa para a habitação que explora o potencial da utilização do aço disponível comercialmente, com sistemas de energia solar e reutilização de águas pluviais, feitos com ajuda dos telhados metálicos curvados.
Com o uso de aço comercial reciclado na construção não é apenas uma opção sustentável, mas também um preço acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário