O banheiro modular da empresa StudioYonoh,de Valencia, Espanha, chamado “Box”, é um sistema constituído de cinco partes:
a primeira compreende uma bacia sanitária e uma pia, o segundo módulo contém um chuveiro, um pequeno assento e duas prateleiras com locais de guardar toalhas, e o último módulo serve como uma expansão para aumentar o banheiro, com um espaço extra de armazenamento.
O Box requer água e eletricidade para abastecer tudo dentro da unidade. Quando a água é utilizada pelo chuveiro e pela pia é armazenada no tanque de água necessária às descargas.
Todos os controles das tomadas são eletrônicos e informam ao usuário sobre a temperatura e a quantidade de água que está sendo utilizada.
Apresentada durante o 100% Design London a Yonoh Box é um novo conceito de WC.
Consiste numa caixa de cantos arredondados literalmente cortada às fatias em que cada uma delas é um módulo com um equipamento específico.
Os módulos básicos são dois: um com um lavatório e um vaso sanitário, outro com um duche, um banco e prateleiras.
Depois pode ser acrescentado um terceiro módulo para expansão do espaço e arrumação adicional, para além dos módulos de topo que encerram o conjunto e a caixa transforma-se num WC completo.
No entanto, várias combinações e personalizações são possíveis e fáceis de conseguir e esta é uma das grandes virtudes do conceito.
Mas, além da flexibilidade que é característica de qualquer sistema modular, a Yonoh Box apresenta outras vantagens.
Pode ser colocada em qualquer espaço interior como um equipamento universal e independente do que o rodeia, apenas necessitando para funcionar de uma tomada eléctrica e de abastecimento e saída de água, logicamente.
Há também a dimensão ecológica pois, na verdade, este é um WC inteligente.
A temperatura, o consumo e outros dados são controlados por um processador central que os optimiza.
Existem reservatórios de água no interior das paredes de revestimento que, depois de utilizada em lavagens, é canalizada para a descarga.
Por fim, o design: moderno, agradável e versátil.
Não foi por acaso que esta proposta foi uma das finalistas do concurso
Jump the gap promovido pela multinacional de artigos sanitários Roca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário